Reader Comments

Utilização De Sementes De Moringa Oleífera Lam Como Alternativa Para Produção De Biodiesel

by Gilson Mattos (2018-04-20)


ANÃLISE FITOQUÃMICA DA SEMENTE DA (MORINGA OLEIFERA LAM). Nas plantas oriundas de sementes localizadas na parte mediana dos frutos, verificou-se diminuição de 13,63% por incremento de 1,0 dS m-1 na água de irrigação e redução total em cerca de 61,33% na salinidade de 5,0 dS m-1, em comparação com as plantas irrigadas com água de menor nível salino ( Figura 1B ).

Para as demais variáveis foram observados os menores valores nas plantas provenientes de sementes da posição mediana, embora para número de folhas (NF) não tenha diferido da semente da posição apical e da massa seca das raízes (MSR), que não diferiu da semente basal ( Tabela 1 ).

Entre os vários nutrientes encontrados em diferentes partes de M. oleifera, as proteínas são as mais abundantes, representando aproximadamente 25% do peso seco (3), e pelo menos 19 aminoácidos foram identificados nesta planta (Quadro 3). Além disso, M. oleifera também contém vários minerais e vitaminas (Quadro 4). Os lipídios têm boa incidência em sementes, principalmente ácido esteárico, ácido palmítico saturado e ácido oleico, representando cerca de 30% do peso seco moringa caps preço (31).

"A ideia é substituir parte do milho e da soja, que são usados na alimentação das galinhas, por alimentos que agricultor pode produzir no sítio, tendo em vista que plantar milho em Corumbá é muito difícil (existem muitas aves na região) e não há produção local de soja em uma escala que possa ser usada para os animais", diz Raquel.

A água de menor nível salino (0,5 dS m-1) foi obtida no sistema de abastecimento do Campus da UFERSA e apresentou as seguintes características químicas: pH=8,30; CE=0,50 dS m-1; Ca2+=3,10; Mg2+=1,10; K+=0,30; Na+=2,30; Cl-=1,80; HCO3=3,00; e CO32-=0,20 (mmolc L-1).